Perfuração do tímpano

O tímpano é uma membrana existente na profundidade do canal do ouvido com qualidades vibratórias especiais.

Como ocorre a perfuração do tímpano?

A ruptura do tímpano (perfuração) pode ser causada por uma pressão contra a membrana, exercida por um instrumento pontiagudo (cotonete, grampo, palito) ou pela pressão anormal de um jato de água ou de ar para dentro do canal do ouvido. Uma infecção no ouvido médio, aguda ou crônica, também pode causar ruptura da membrana timpânica.

O que se sente?

Nos casos traumáticos e infecções agudas, há diminuição da audição e dor, podendo haver zumbido e sangramento pelo canal do ouvido. Nas infecções crônicas, há diminuição da audição e secreção purulenta.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história do paciente e do exame da membrana timpânica com aparelhagem especial, o otoscópio e/ou microscópio. O grau de perda auditiva é avaliado pela audiometria.

Como se trata?

Uma perfuração pequena pode fechar em algumas semanas. Perfurações maiores podem necessitar cirurgia reconstrutiva do tímpano (Timpanoplastia). Deve ser evitada qualquer entrada de água no ouvido; a proteção é feita com algodão embebido numa solução oleosa ou com tampões especiais.