Das cirurgias plásticas, a Rinoplastia é a mais frequente. Corrige-se o nariz por deformidades, por alterações que chegam com o envelhecimento, por traumatismo ou por dificuldade respiratória. Nada causa um impacto tão grande como uma deformidade nasal, pois o nariz está no centro da face. Uma pequena correção pode melhorar muito o aspecto e a autoestima de uma pessoa.

Somente um exame prévio com o cirurgião escolhido pode responder a todas as questões sobre esta cirurgia. Estas informações podem ajudar os interessados em esclarecer alguns pontos que muitas vezes estão cercados de algo misterioso. Ressalte-se que um bom resultado começa com um bom entendimento e confiança entre paciente e cirurgião.

Para entender a “cirurgia plástica do nariz” é necessário entender que não existe uma “Rinoplastia” ideal. O objetivo da cirurgia é melhorar a estética buscando a harmonia com os demais elementos da face preservando ou melhorando a função respiratória. O nariz deve ser encarado como uma “unidade funcional-estética” e o cirurgião deve consequentemente ter experiência neste conjunto.

O tipo de pele, características étnicas, idade e função nasal são fatores importantes para serem avaliados previamente. Os jovens devem alcançar uma idade até que o crescimento esteja mais ou menos definido  (15 a 16 anos). Às vezes são recomendados procedimentos adicionais para melhorar a “harmonia facial”, como um aumento ou diminuição do queixo ou correção de orelhas em abano. Em pacientes de mais idade também é frequente uma sugestão de tratamentos palpebrais, pois a correção do nariz pode salientar os olhos.

Na avaliação prévia fotografias de diversos ângulos examinadas conjuntamente com o paciente permitirão um planejamento e também uma suposta previsão de resultados. Muitos candidatos seduzem-se pelas previsões feitas em computador, cujos programas permitem narizes perfeitos. Trata-se mais de um recurso de “marketing” do que algo útil nos resultados desejados.

Não se trata de um procedimento de urgência, portanto o paciente dispõe de todo o tempo para preparar-se, escolhendo uma data adequada e conveniente em qualquer época do ano.
A cirurgia propriamente dita consiste na modelagem e ajuste de partes e elementos que estão deformados (ossos, cartilagens, mucosa e pele). Para isto, o cirurgião necessita de um caminho para chegar até estes elementos o qual deve ser o menor e menos traumático possível. São assim feitas pequenas incisões e descolamentos internos expondo as partes alteradas.

Ressecam-se excessos, moldam-se deformações, adiciona-se o que falta e ajustam-se os elementos. Em aproximadamente 20% dos casos, sobretudo em grandes e complexas deformidades da ponta, ou em reintervenções, usa-se uma abordagem (técnica aberta). Realiza-se incisões na columela ( parte vertical entre as narinas), que proporciona uma visão ampla e direta sobre todas as estruturas, facilitando sobremaneira estas correções. A cicatriz é imperceptível.

rinoplastia04

A cirurgia dura em média 2 horas, e é realizada sob anestesia geral. Terminada, o nariz é modelado com micropore e protegido com pequena placa acrílica que permanece 7 dias. As suturas internas são feitas com fios que caem de per si, e pontos externos, se houverem, são retirados conjuntamente com a retirada da placa. Em um terço dos casos as narinas devem ser diminuídas através de pequenas ressecções nas suas “asas”.

Após 3 semanas o paciente já não tem mais curativo algum, o edema é pequeno e as manchas faciais (hematoma) já não existem. O sol direto e deve ser evitado se houver hematomas (manchas de sangue na pele), até estes desaparecerem. Usualmente não há dor no pós operatório. Pode haver desconforto pelo “stress” cirúrgico.

Após removido o primeiro curativo, o paciente pode voltar aos seus afazeres, exercícios leves e demais atividades usuais. Esportes sujeitos a “choques” devem ser evitados por 30 dias.

O acompanhamento pós-operatório durante até um ano é importante, pois o período de cicatrização completa demanda longo tempo. Embora poucos dias após a cirurgia o nariz já estará bom, mesmo um pouco “grande”, pelos edemas.Durante um, dois e até três anos haverá uma retração progressiva. Em aproximadamente 15% dos casos temos “retoques” ou “revisões”, mesmo em mãos de cirurgiões muito experientes. Assim sendo, o resultado esperado somente será avaliado um ano após a cirurgia, quando se repetirão as fotografias e fazendo a comparação com as anteriores, paciente e cirurgião poderão apreciar os resultados estéticos e funcionais.

O Que é Rinoplastia?

Rinoplastia ou cirurgia do nariz melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. A cirurgia do nariz também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.

A aparência melhora com a rinoplastia?

Enquanto o formato do seu nariz é geralmente o resultado de hereditariedade, a aparência pode ter sido alterada por lesão ou cirurgia prévia.

O que se pode obter com a rinoplastia?

A rinoplastia pode mudar:

• O tamanho do nariz, em relação as demais estruturas faciais,
  • A largura do dorso nasal,
  • O perfil do nariz,
  • A ponta do nariz, que pode ser grande, caída ou muito arrebitada,
  • Narinas grandes, largas ou arrebitadas,
  • Assimetria nasal e desvio.

A Rinoplastia é uma boa opção se:

• O seu crescimento facial estiver finalizado,
  • Você é fisicamente saudável,
  • Você não fuma,
  • Você tem atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico.

O cirurgião também poderá:

• Avaliar o seu estado geral de saúde e fatores de risco,
  • Examinar e medir o seu rosto,
  • Solicitar documentação fotográfica para estudo e planejamento,
  • Discutir as opções e recomendar a mais adequada,
  • Discutir possíveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Preparação para a cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
  • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
  • Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,
  • Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento,
  • Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

É necessário acompanhante?

Pedir a alguém que o acompanhe ao Hospital e que fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

Possíveis riscos da cirurgia:

• Ruptura de pequenos vasos no nariz,
  • Assimetria do nariz,
  • Cicatrizes desfavoráveis,
  • Sangramento (hematoma),
  • Infecção,
  • Riscos anestésicos,
  • Má cicatrização,
  • Dormência ou demais alterações de sensibilidade na pele,
  • Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado,
  • Pode ocorrer alterações na via aérea nasal após a Rinoplastia e a Septoplastia, podendo interferir na passagem normal de ar pelo nariz,
  • Perfuração do septo nasal (não é comum, e pode requerer tratamento cirúrgico para reparação).
  • Dor, que pode perdurar,
  • Fios de suturas podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção.
  • Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.

Preparação para a cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

• Fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
  • Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
  • Parar de fumar com bastante antecedência à cirurgia,

Faça perguntas

É importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião sobre o procedimento ao qual será submetido. É natural que sinta um pouco de ansiedade e que tenha expectativa com o resultado.

Importante

Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.

Serão dadas instruções

• Como cuidar da ferida operatória,
  • Medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o potencial de infecção,
  • Cuidados específicos com o local da cirurgia,
  • Acompanhamento pós-operatório,

Sobre a recuperação

• Onde vou permanecer em recuperação após a cirurgia?
  • Qual medicação me será dada ou prescrita após a cirurgia?
  • Será necessário curativo após a cirurgia? Quando será removido?
  • Os pontos serão removidos? Quando?
  • Por quanto tempo o nariz ficará inchado?
  • Quando poderei retomar minhas atividades normais e exercício físico?
  • Quando será a consulta de retorno?